Materiais possuem características diferentes que podem ser o diferencial do seu projeto
Para assegurar um bom desempenho em qualquer sistema, é necessário utilizar materiais de qualidade em seu projeto, conforme a aplicação destinada. Por isso, a matéria-prima escolhida precisa apresentar características como resistência, qualidade e durabilidade para garantir o melhor resultado.
É imprescindível verificar se o material escolhido se adequa a aplicação, mas para isso é necessário um estudo sobre o seu projeto. Porém, todos materiais apresentam benefícios, como o aço-carbono e o alumínio, que são um grande exemplo disso.
Veja as características do aço-carbono e alumínio em aplicações variadas, e descubra qual é o melhor material para o seu projeto!
Aço-carbono: o carbono incorporado ao aço confere maior resistência mecânica à peça, porém, menor flexibilidade. O aço-carbono está presente em todos segmentos industriais, pois apresentam segurança e eficiência.
Em relação à oxidação e corrosão, o material apresenta baixa resistência comparado ao alumínio. Pois, o aço-carbono sempre precisará de um tratamento de superfície para aumentar sua resistência a avarias e para aumentar sua durabilidade, como pintura eletrostática ou capa plástica, por exemplo.
O aço-carbono necessita de soldagem para sua montagem, o que acaba conferindo maior resistência mecânica em relação ao alumínio.
Alumínio: é um metal nobre e com alta resistência natural à oxidação comparado ao aço-carbono. Mas, esta resistência natural pode ser expandida com a aplicação de uma camada fina de óxido de alumínio que, além de proteger o metal, gera um acabamento estético mais agradável.
A diversidade de acessórios nestes materiais possibilita uma montagem rápida. Além de apresentar outros benefícios, como material limpo e suas sobras podem ser reutilizados em nova extrusão, o que evita o desperdício e, ainda pode ser reciclado.
O alumínio também pode ser pintado, caso a aplicação necessite, como por exemplo, as proteções de máquinas que precisam estar em amarelo para a adequação das normas de segurança.
Conclusão
Para encerrar esta comparação, o aço-carbono é mais resistente e mais pesado, já o alumínio possui um pouco menos de resistência, porém é mais leve e apresenta alta versatilidade. No entanto, o alumínio é mais caro que o aço, por isso deve-se avaliar a função final do produto e as condições do seu projeto e empresa.
Gostou? compartilhe!